JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa Especial: O melhor pai do mundo

Objetivos do Programa: Mostrar as diversas facetas de um pai.



Planos para o Programa



Personagens: Sete jovens caracterizados como:1. Abraão / 2. Sacerdote / 3. Eli / 4. Mano· /5. Rei Saul / 6. Rei Davi / 7. Rei Manasses /8. Oficial do Rei / Narrador.



Material necessário: Sete cartazes com as palavras: 1. Ensinar / 2. Disciplinar / 3. Criar /4. Não provocar / 5. Amar / 6. Instruir/ 7. Orar.



Representação



Um jovem lê a seguinte carta:



Querido pai, o segundo domingo de agosto chegou mais uma vez, e a cada Dia dos Pais você me parece mais jovem e bonito, pois continua a exibir a vitalidade e o entusiasmo que tinha Quando eu era criança. A cada Dia dos Pais que chega, sou eu quem ganha o presente, pois se Renova em mim o orgulho de ser filho(a) de Alguém tão dinâmico, otimista e vigoroso quanto você.



Sabe, pai, o seu maior exemplo, para mim e para todos os que lhe rodeiam, É essa vontade de ir cada vez mais longe, é essa disposição de enfrentar o mundo de peito aberto, aliando a ousadia dos jovens e a coragem dos mais experientes caçadores.



Pai, você me ensinou a não desistir com facilidade. Você me ensinou a perseguir objetivos com perseverança e impertinência, mas o mais importante É que me ensinou a fazer isso sem passar por cima de ninguém, simplesmente porque você é assim, sempre agiu assim, com determinação, mas com lealdade e é por isso que você É tão querido e amado.



Amanhã comemoraremos o Dia dos Pais e hoje queremos desejar a todos os pais ... um Feliz Dia dos Pais!î



Encenação



(Entra o primeiro jovem).



Abraão: Eu sou Abraão. Recebi de Deus a promessa de que seria o pai de uma grande nação. Minha idade já era avançada quando nasceu meu filho Isaque. Foi então que comecei a ver o cumprimento da promessa que o Senhor fizera. A meu respeito, diz a Palavra: "Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e à sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do Senhor. E pratiquem a justiça e o juízo..."



(levanta o cartaz com a palavra ENSINAR enquanto o narrador fala.)



Narrador: A BÍBLIA diz: "Ensina a criança no caminho em que deve andar..." Nada deveria ser mais natural para um pai cristão do que ensinar seu filho acerca de Cristo. O pai deve ensinar a seus filhos sobre as coisas espirituais não somente com palavras, mas, sobretudo com o exemplo.



(Entra o segundo jovem).



Sacerdote Eli: Eu sou o Sacerdote Eli. Meus filhos fizeram coisas erradas e eu não os disciplinei. Por isso, Deus falou através de Samuel, dizendo: "Porque já lhe disse que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque seus filhos se fizeram execráveis, e ele os não repreendeu" (levanta o cartaz com a palavra DISCIPLINAR enquanto o narrador fala).



Narrador: Essa É uma das partes mais difíceis da tarefa dos pais. O Pai não obter· Êxito na sua missão se não disciplinar os filhos. Muitas crianças têm sua vida destruída pela falta de disciplina.



Podem fazer o que querem sem ser repreendidas.

O conselho bíblico É: "o que retém a vara, aborrece a seu filho, mas o que ama, cedo o disciplina" - Provérbios 1:24



Origem do Dia dos Pais



Tudo começou em 1909, quando Sonora Louise Smart Dodd, de Spokane, Washinton, teve a idéia de escolher um dia especial para homenagear os pais, depois de ouvir um sermão no Dia da Mãe. Sonora Dodd queria homenagear o seu pai, William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil. Depois da morte da sua mulher, em 1898, o Sr. Smart passou a cuidar sozinho dos seis filhos do casal. Já adulta, Sonora Dodd compreendeu a força e a generosidade demonstradas pelo seu pai ao criar os filhos sozinho. Com o apoio da Associação Ministerial de Spokane e da Associação de Jovens Cristãos, redigiu uma petição em que recomendava a aceitação de um Dia Internacional do Pai. Graças aos esforços da Sra. Dodd, o primeiro Dia do Pai foi celebrado a 19 de Junho de 1910, em Spokane. Aproximadamente ao mesmo tempo, em vários locais por toda a América começava a se comemorar o Dia do Pai e em 1924 o Presidente Calvin Coolidge apoiou publicamente a Idéia de um Dia para o Pai a nível nacional.



Finalmente, em 1966, o Presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial, em que decretava o terceiro Domingo de Junho como o Dia do Pai. Em 1972, o Presidente Richard Nixon introduziu o Dia do Pai na lei. A partir desta data, passou a homenagear-se não só o pai, mas todos os homens que representam a figura paterna, como o avô, o padrasto ou o tio.



Dia dos Pais ao redor do mundo



Em Portugal e na Itália o dia escolhido para homenagear os pais É o dia 19 de março que É também o Dia de S. José.



Na África do Sul e Austrália, festeja-se o Dia do Pai no segundo domingo de setembro, mas não É nada tradicional.



Na Alemanha não existe um dia oficial dos pais, esse dia É celebrado na mesma data que Jesus Cristo ressuscitou; os festejos compreendem ações como fazer piqueniques e passear com os filhos.



Na Argentina É festejado no terceiro domingo de setembro, neste dia as famílias juntam-se e praticam várias atividades de lazer.



No Canadá· É festejado no dia 17 de Junho, É uma data mais voltada para o consumismo, não havendo preocupação em juntar as famílias.



Na Grécia É uma comemoração muito recente e surgiu por existir o Dia da Mãe, e É comemorado no dia 21 de Junho.



Na Rússia não existe a denominação Dia do Pai, comemoram o seu dia no dia 23 de Fevereiro e chamam-lhe o Dia do Defensor da Pátria.



Encenação (continuação)



(Entra o terceiro jovem)



Manoá: Eu sou Manoá, o pai de Sansão. Eu não sabia como criar o menino que haveria de nascer; por isso orei ao Senhor, pedindo que me ensinasse. "...E disse: ah, Senhor meu, rogo-Te que o homem de Deus, que enviaste, venha outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer" (levanta o cartaz com a palavra CRIAR enquanto o narrador fala).



Narrador: O grande dever dos pais É criar bem os seus filhos. A BÍBLIA diz que estes devem ser criados "na disciplina e na admoestação do Senhor" (Elíseos 6:4). Para cumprir esta tarefa com Êxito, É necessária muita sabedoria. E os pais devem Pedi-la ao Senhor, porque Ele a dará.



(Entra o quarto jovem).



Saul: Eu sou o rei Saul. Fui o primeiro rei de Israel. Um dia fiquei com tanta raiva que cheguei a jogar uma lança contra o meu próprio filho, Jônatas. "...Pelo que Jônatas, todo encolerizado, se levantou da mesa, e neste segundo dia da lua nova não comeu pão, pois ficara muito sentido por causa de Davi, a quem seu pai havia ultrajado."



(levanta o cartaz com as palavras NÃO PROVOCAR enquanto o narrador fala).



Narrador: Em Efésios 6:4, a Bíblia diz: "E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira..." Toda a criança precisa de compreensão e instintivamente, busca isso nos pais. Se ela É rejeitada, ou se os pais não lhe dão atenção, podem estar, com isso, provocando-as à ira.



Momentos de Oração

Os filhos que têm os pais na Igreja, podem orar juntos no JA. No JA pode-se lançar o desafio de pais e filhos orarem juntos durante uma semana, com prêmios no próximo sábado para todos os pais e filhos que conseguiram vencer o desafio.





Encenação (continuação)



(Entra o quinto jovem).



Davi : Eu sou o rei Davi. Tive um grande amor pelos meus filhos, mas errei em relação a Absalão, sendo muito tolerante com ele. Quando este filho tentou roubar o meu trono, ainda assim continuei a amá-lo. Ordenei aos meus soldados: "...tratai com brandura o jovem Absalão, por amor de mim". Na sua morte, chorei amargamente: era meu filho e eu o amava (levanta o cartaz AMAR enquanto o narrador fala).



Narrador: O sentimento "sou amado como eu sou" É absolutamente essencial para a criança adquirir confiança em si mesma. As crianças precisam sentir e ouvir que são amadas pelos pais e por Deus também. Um pai que ama seus filhos, que encontra tempo para ensinar-lhes sobre Deus e sobre a vida, desfrutar· mais da presença e do amor dos filhos quando estes se tornarem adultos.



Contudo, o verdadeiro amor também se expressa na disciplina.



(Entra o sexto jovem).



Manasses: Eu sou Manasses e fui rei de Israel.



Errei muito, sendo mau exemplo nas coisas espirituais para todo o povo que me seguia. Depois me arrependi e reconheci que só o Senhor era Deus. A meu respeito, diz a BÍBLIA: "Fez o que era mau perante o Senhor, para O provocar à ira.



Ele angustiado suplicou deveras ao Senhor seu Deus...e Deus Se tornou favorável para com ele... Então reconheceu Manasses que o Senhor era Deus" (levanta o cartaz INSTRUIR enquanto o narrador fala).



Narrador: O pai deve instruir os filhos nos caminhos de Deus, pela palavra e pelo exemplo. Não fuja da sua responsabilidade - você É o sacerdote da família. Se o pai não demonstra interesse nas coisas espirituais, quando os filhos atingirem a adolescência, haver· grande possibilidade de eles se afastarem de Deus.



Dinâmica



Escolha três pais e três filhos (pode-se alterar o numero de pais e filhos de acordo com a Quantidade de membros da igreja). Chame um ajudante para lhe auxiliar e peça para seu ajudante levar os três filhos para fora da igreja.



Faça 5 perguntas para os pais como por exemplo:



1 - Qual É o seu hino predileto?

2 - Como escolheu o nome do seu filho(a)?

3 - Em que você acha que seu filho irá se formar?

4 - Qual É o esporte que você mais gosta de praticar?

5 - Qual É o seu verso bíblico favorito?



Depois de os pais responderem, peça que o auxiliar chame os filhos.



Coloque os pais ao lado de cada filho e pergunte para os filhos o que eles acham que seus pais responderam em cada pergunta



Encenação (continuação)



(Entra o sétimo jovem).



Oficial do Rei: Eu sou o oficial do rei e tenho muitos soldados sob as minhas ordens. Mas quando meu filho ficou doente, não tinha meios e nem poder para curá-lo. Fui, então, até Jesus e roguei-Lhe, dizendo:



"...Senhor, desce, antes que meu filho morra"



(levanta o cartaz ORAR).



Narrador: O pai crente conhece a única pessoa que pode resolver o problema dos seus filhos. Por isso, deve orar por eles, sabendo que somente o Senhor pode resolver seus problemas.



E isso inclui pecado, doença, drogas, mau relacionamento familiar, más companhias e outros males. Ore sem cessar com e por seus filhos.



Conclusão



(Entram todos os outros jovens).



O diretor JA diz:



Papai queremos dizer-lhe que o amamos e que seguindo estes conselhos, você será O MELHOR PAI DO MUNDO!î



Concluir falando de Deus como nosso Pai. Ele também É o Melhor Pai do Mundo.


Colaborador: Ação Jovem 3º trim. 2004